Gestão do Tempo

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Para uma gestão do tempo eficiente, é preciso entender que tudo começa com organização. Para o sucesso da sua gestão o segredo é organizar suas tarefas e usar o seu tempo de maneira eficiente.

Organizar a Gestão do Tempo não ocorre do dia para a noite, pois não existe um plano a ser seguido. O que funciona para uma pessoa pode não funcionar para outra. A questão é encontrar o que será bom para você e o que se adequará a sua rotina e modo de trabalho.

E para dar um norte nesta jornada, separamos algumas estratégias:

01 – Delegue as tarefas

A maioria de nós acabamos executando mais tarefas do que poderíamos. Aprender a delegar é muito importante, pois assim você tira a carga extra e evita o estresse.Isso não é fugir das suas responsabilidades.

02 – Priorize o trabalho

Sempre que conseguir no dia anterior faça uma lista das tarefas que precisam da sua atenção imediata. Em suma: faça uma escala de prioridades de suas tarefas e foque naquelas que são mais importantes, isso não significa que as menos importantes ficaram sem serem realizadas e sim direcionadas.

03 – Fuja da procrastinação

A procrastinação utilizada da forma errada reflete negativamente e na produtividade e pode ser uns resultados de gasto desnecessário de tempo e energia. Pense sempre no por quê aquela determinada tarefa é importante e qual será seu resultado em curto, médio e longo prazo. Além disso, claro, peça ajuda sempre que achar necessário ou divida a tarefa.

04 – Agende as tarefas

Em um aplicativo para gerenciar tarefas, planilha ou um caderno de anotações, faça uma lista de todas as tarefas que vêm em sua mente.

05 – Evite o estresse

Quando aceitamos mais do que somos capazes de aguentar ou de dar conta no nosso dia, o resultado disso é o estresse que nos faz sentir cansados e nossa mente parece não querer funcionar.Para tentar aliviar isso, como já falamos anteriormente “delegue”.

06 – Defina deadlines

Assim que você assumir uma tarefa, defina um deadline realístico e mantenha-se nele.

07 – Evite fazer mil coisas ao mesmo tempo

Sabemos que a maioria de nós queremos fazer mil coisas ao mesmo tempo, pois parece que somos mais produtivos, mas na verdade é que o ser humano faz melhor suas atividades quando foca e concentra em uma coisa de cada vez. Ser multitarefas pode estar sabotando a sua produtividade.

08 – Comece cedo

Acordar cedo pode deixá-lo mais calmo, criativo e com uma mente mais livre para pensar no dia que está por vir. Estudos mostram que conforme o dia vai passando o nível de energia diminui, o que afeta a produtividade e, por consequência, sua performance no trabalho.

09 – Faça pausas

Quando perceber que não esta conseguindo sair do lugar para realizar uma tarefa vá pegar um café, um copo de água, troque ideias com um colega ou escute uma música. Arejar a mente é muito bom e irá te ajudar a ter novas idéias.

10 – Aprenda a dizer não

“Não” de maneira educada, explicando seus motivos será necessário em alguns momentos para que não se sobrecarregue. Antes de sair pegando todas as tarefas ou projetos que passarem na sua mesa, dê uma olhada na sua to-do list. De nada adianta assumir mais responsabilidades se você terá que deixar algo de lado, certo?

 

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