Mapeamento de Processos – A importância de Planejar seu Negócio

adminPlanejamento0 Comments

Mapeamento de Processos Planejar Negócio

O Mapeamento de Processos é extremamente importante para o Planejar seu Negócio, ou vender o seu produto ou serviço. E dependo do negócio, Gestão de Pessoas, é indispensável.

Veja alguns passos que podem te ajudar na hora de Mapear um Processo:

1) Importância do Plano de Negócios:

O plano de negócios irá orientá-lo na busca de informações detalhadas sobre o seu ramo, produtos e serviços, clientes, concorrentes, fornecedores e, principalmente, sobre os pontos fortes e fracos do negócio, contribuindo para a identificação da viabilidade de sua ideia e na gestão da empresa.

É um instrumento relevante para lidar com as mudanças do meio ambiente interno e externo e para contribuir para o sucesso do negócio, conciliando a estratégia com a realidade empresarial.

O plano de negócio é um documento vivo, e deve ser constantemente atualizado para que seja útil na consecução dos objetivos da organização, também pode ser utilizado para comunicar o conteúdo a investidores de risco, que podem se decidir a aplicar recursos no empreendimento.

2) Importância da Gestão de Pessoas:

O processo de Gestão de Pessoal é responsável pelo Capital Humano, e pessoas têm personalidades, ambições e incentivos diferentes.

Dessa maneira é necessário que a organização estruture processos que tenham a capacidade para resolver conflitos, cuidar dos interesses dos funcionários e estejam atentos a quaisquer fatores que ameacem o desenvolvimento de tarefas para que todos estejam motivados, resultando na superação de metas e consequente crescimento contínuo da organização.

Gestão de pessoas alinhadas aos processos organizacionais utilizando ferramentas e técnicas assertivas por meio de políticas claras e desenvolvimento das equipes aceleram o alcance dos objetivos estratégicos e resultados.

3) Iniciando o Plano de Negócios:

Um plano de negócios  elaborado corretamente é capaz de mostrar toda a viabilidade e estratégias do seu empreendimento.

Vai lhe dar informações do ponto de vista estrutural, administrativo, estratégico, mercadológico, técnico, operacional e financeiro. Ou seja: tudo o que você precisa saber para tirar a sua empresa do papel e abrir as portas.

Qualquer pessoa que visa empreender deve pautar os principais aspectos do empreendimento no plano de negócio, pois possibilitará ao empreendedor ter uma visão de ponta a ponta do que o negócio é e do que pode se tornar.

Se o empresário é iniciante, é mais do que recomendável que trace o plano de negócios para ter uma visão clara da empresa. Um plano de negócio mal estruturado, ou ainda, a falta dele, implica em grandes chances de a empresa não decolar.

4) Revisão do Plano de Negócio:

A revisão do plano de negócios irá orientá-lo na análise das informações detalhadas sobre o seu segmento, produtos e serviços, clientes, concorrentes, fornecedores. Sobre os pontos fortes e oportunidades de melhoria do negócio, contribuindo para a identificação da viabilidade de suas expectativas e na gestão do negócio.

Após revisado será o instrumento para definir o plano estratégico de crescimento do negócio e para contribuir para o sucesso, conciliando a estratégia de crescimento com a realidade empresarial.

5) Mapeamento de Processos:

A utilização de metodologias que visam sistematizar as atividades dos processos executados em uma organização, por meio do mapeamento de processos, implica em uma mudança cultural que muitas empresas têm medo de se submeter.

Com isto você tem ganhos significativos na melhoria da comunicação entre as áreas e aumento da produtividade dentro da organização com redução dos lead-times dos processos. Elimine gargalos e atividades que não agregam valor e falhas na execução das tarefas de rotina.

Devido ao atual cenário das organizações com estruturas enxutas e foco nas atividades de rotina, para que o projeto tenha sucesso é aconselhável a contratação de uma consultoria que possa atuar como mediadora de possíveis conflitos gerados durante o processo de mudança.

Entre em contato para saber mais sobre Mapeamento de Processos!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *